Community

Brazil & Portugal  

Community

Fernando Pessoa dá nome a parque

Lançamento da primeira pedra do “Pessoa Park” em Davenport

Por Luis Aparício

F01_3936

Representantes do Active 18, uma comunidade de cidadãos, residentes e empresários do Bairro 18, juntam-se a Ana Bailão, John Tory e Luís Barros, Cônsul-geral de Portugal em Toronto, para o lançamento da primeira pedra do Pessoa Park.

A cidade de Toronto vai, em breve, ter mais um espaço de lazer para as pessoas poderem usufruir, depois do lançamento da primeira pedra do “Pessoa Park, o novo parque que vai nascer no cruzamento da Dufferin Street e Peel Avenue.

O presidente da Câmara Municipal de Toronto, John Tory, regressado de uma viagem a Chicago, juntou-se à vereadora municipal para o Bairro 18 (Davenport), Ana Bailão, para a cerimônia formal, realizada ao final da tarde de quinta-feira.

“Este parque mostra as coisas boas que temos feito na cidade”, disse Tory, elogiando o trabalho de Bailão e o papel importante que os residentes da área desempenharam na visão e design do novo parque da cidade e na escolha (unânime) do nome de “Pessoa Park”.

“Um parque que vai beneficiar a minha área, mas com um toque muito especial, porque tem um nome muito especial”, observou Ana Bailão.

Para a luso-canadiana, isso demonstra, por um lado, o reconhecimento da nossa comunidade, e, por outro, demonstra a sensibilidade, o reconhecimento e o querer conhecer mais das várias comunidades que compõem a cidade de Toronto.

F02_3940corte

Vereadora municipal para o Bairro 18 (Davenport), Ana Bailão, e Tory revelam o projeto final do Pessoa Park.

Pessoa significa “person” em português, destacando o papel do parque como espaço de encontro da comunidade e a rica herança portuguesa no bairro. Pessoa também é o nome de um dos mais famosos poetas portugueses, Fernando Pessoa.
O parque ficará dotado com uma praça pública com jatos de água, bancos, espaços verdes e com acesso à futura extensão do West Toronto Railpath.

A construção do novo parque está programada para começar no mês de julho, com as obras a ficarem concluídas no final do ano.

O novo espaço para o parque faz parte do projeto de um condomínio no número 11 da Peel Avenue, mas está situado no lado oeste do terreno municipal, no número 405 da Dufferin Street.

F03_3946Lr

O projeto tem um orçamento de 2,1 milhões de dólares, verba disponibilizada pelo promotor imobiliário, a Streetcar Developments.

Luis Aparício

Luis é jornalista freelance com experiência em notícias diárias de Portugal. Aparício colabora com os jornais locais de Toronto.

Veja também