Community

Brazil & Portugal  

Community

SEO para Youtube: 10 dicas para ter os seus vídeos bem ranqueados

Empreendedorismo e Marketing 360 Graus por Bruna Lopes

A força do Youtube para alavancar os negócios

Com mais de um bilhão de usuários, o Youtube é um dos sites de compartilhamento de vídeos mais influentes em todo o mundo. Muitas marcas já perceberam a oportunidade de negócios que a plataforma representa não só para gerar mais visibilidade da marca como também para aumentar as vendas.

A democratização da tecnologia permite que qualquer pessoa produza conteúdo e, com isso, os vídeos se popularizam cada vez mais. Inúmeras empresas já consideram a presença no Youtube uma tática essencial de marketing corporativo para ter sucesso no ambiente online.

Youtube_matéria

Com essa concorrência intensa no Youtube pela atenção dos consumidores, a solução é investir na otimização dos vídeos, ou seja, SEO, para que o seu conteúdo ganhe destaque de forma relevante e natural. Afinal, não basta ter um vídeo de qualidade para estar rapidamente entre as primeiras posições quando o usuário digita uma determinada palavra-chave. Assim como em sites, no Youtube é necessário aplicar técnicas poderosas de ranqueamento para que ele ganhe mais rápido uma boa posição em palavras-chave que você quer que ele apareça.

Mas porque investir em SEO é importante para o seu negócio?

Imagine que o seu público pesquisa por um termo (palavra-chave) relacionado ao conteúdo que está no seu vídeo, é muito provável que vários resultados sejam exibidos. Se o seu vídeo não estiver otimizado (ou seja, com as técnicas certas de SEO para vídeos no Youtube), você perde a oportunidade de se aproximar do seu público e até mesmo de gerar negócios.

Consequentemente, os concorrentes que se preocupam com isso ficam em evidência perante o seu público e conquistam cada vez mais autoridade no segmento. E nós sabemos que para permanecer na mente dos consumidores é preciso estar presente em todos os canais digitais.

Agora que você já está convencido sobre a importância dessa técnica para conquistar sua audiência, selecionamos a seguir, as 10 melhores práticas de SEO para Youtube. Veja!

1- Defina a palavra chave foco do seu conteúdo
O Google trends é uma ferramenta muito eficiente para pesquisar os termos mais buscados inclusive, dentro do Youtube. Basta acionar “Pesquisa do Youtube” para visualizar o gráfico que indica o interesse das pessoas pelo termo pesquisado. Faça uma busca pelas principais palavras que se relacionam com os seus produtos e serviços. Confirmado o interesse da sua audiência por determinados termos, crie conteúdo com base neles.

Ou seja, a chance de criar um vídeo sensacional é muito grande já que você está se baseando no interesse do seu público para produzir conteúdo. Dessa forma, você entrega as informações que o seu publico busca em um formato dinâmico, que são os vídeos.

Outra fonte que poderá render muitos insights para a criação de temas é observar as palavras utilizadas pelos concorrentes. Clique nos vídeos que estiverem nos primeiros resultados do ranking e aperte as teclas CTRL + U, depois selecione CTRL + F e digite Keyword. As palavras selecionadas pelo seu concorrente serão exibidas.

2- Escolha um título impossível de ser ignorado
É fato que a chamada do seu vídeo é um dos primeiros elementos que estão em contato com o público. Sendo assim, deixe claro qual assunto será discutido no seu vídeo para atrair quem realmente tem interesse pelo seu conteúdo. Insira a palavra-chave foco e utilize até 55 caracteres para garantir que o seu título não seja cortado.
Utilizar a técnica AIDA é uma excelente estratégia para construir títulos insuperáveis. A abreviatura é traduzida como:

A – Atenção
I – Interesse
D – Desejo
A – Ação

Procure considerar essa técnica sempre que for escrever a sua chamada. Isto é, utilize palavras que chamem atenção do leitor imediatamente, que o faça ignorar totalmente outros estímulos para assistir o seu vídeo. O interesse deve ser aguçado pelo o que a pessoa ganhará ao acessar o conteúdo.

O senso de urgência também é um gatilho poderoso que ajuda a despertar o desejo pela sua informação. Isso transforma o conteúdo em algo único! Lembre-se de inserir uma chamada para ação (CTA). Ou seja, um convite que estimule o leitor a executar uma atitude específica.

3- Utilize as famosas TAGS
É preciso relacionar ao seu vídeo as demais palavras chave potenciais pesquisadas anteriormente. Insira aproximadamente 7 tags para ampliar o alcance do seu conteúdo no Youtube. É importante ressaltar que além dos termos relativos ao vídeo, você pode selecionar palavras que estejam relacionados ao seu site.

4- Crie uma descrição atraente
Um erro muito comum entre as empresas é achar que a descrição dos vídeos deve ser usada apenas para divulgar os links das redes sociais. Ao contrário do que muitos imaginam, esse espaço também é escaneado pelo Youtube para entender o tema principal do seu vídeo.

Portanto, utilize as primeiras linhas para inserir a palavra chave foco. Você também pode incluir sinônimos para não repetir o mesmo termo. Adicione também uma chamada para as pessoas se inscreverem no canal. Além de explicar brevemente o conteúdo do seu vídeo, você pode inserir link para o seu site se o objetivo também for o aumento de tráfego. Escreva uma descrição de no mínimo 250 caracteres.

5- Lembre-se da qualidade do seu vídeo
Sabemos que os aspectos que dizem respeito à resolução do vídeo com imagens em boa qualidade são fundamentais. No entanto, a qualidade não se resume somente aos aspectos técnicos. O conteúdo também é essencial para o sucesso no marketing digital. Afinal, é preciso que as pessoas enxerguem valor nas ideias compartilhadas. Por isso, se preocupe não só com os elementos visuais, mas em entregar um conteúdo de extrema utilidade para a sua persona.

6- Explore as anotações
O próprio Youtube disponibiliza um recurso para inserir chamadas nos vídeos. Aproveite a oportunidade para inserir CTA’s mencionando outro vídeo relacionado ou, convidando as pessoas para se inscreverem no canal. Isso potencializa o contato com o seu público e permite que ele fique mais tempo em contato com a sua marca.

7- Faça a transcrição dos seus vídeos
Outro fator importantíssimo para o SEO no Youtube é a transcrição dos vídeos. Os robôs não conseguem compreender o que está sendo discutido no vídeo e por isso, são necessários títulos, descrição, tags, para que ele consiga escanear o tema do conteúdo.

Para garantir que o seu vídeo seja exibido quando as pessoas digitarem as palavras chave relacionadas, é importante considerar a transcrição. Ela pode ser realizada automaticamente pelo Youtube ou, manualmente por você.

8- Ajuste seu arquivo de vídeo antes de subir para o seu canal no Youtube
Antes de subir com o vídeo para o seu canal, renomeie o arquivo do seu vídeo com a palavra chave foco usando “-“ para dividir cada termo. Por exemplo: como-fazer-marketing-digital. Edite o arquivo em configurações e aplique as seguintes propriedades: Título: insira a palavra-chave; Legenda: inserir o mesmo que o título; Classificação: marque as 5 estrelas em “detalhes”; Marcas: Insira algumas palavras-chave definidas para o vídeo; Comentários: Escreva um comentário qualquer com a palavra-chave;

9- Crie uma capa atraente para o seu vídeo
É importante criar uma capa para cada vídeo do seu canal para chamar mais atenção dos usuários, ao invés de utilizar um simples frame retirado do vídeo.

10- Incentive inscrições e interações no seu canal
O número de inscritos também é um fator relevante para conseguir ficar nas primeiras posições. Caso você esteja iniciando o seu marketing com vídeos, faça um vídeo de apresentação do seu canal, incentive a inscrição e divulgue-o nas principais redes sociais. Se você já é um veterano, não deixe de pedir nos vídeos que for produzir ou na descrição para que as pessoas sigam o seu canal. Fale o que elas querem ouvir, ou seja, do benefício recebido ao seguir o seu canal. Incentive os comentários, pois a interação com os usuários também é muito positiva para os fatores de SEO. Aproveite esse diálogo para se inspirar e retire boas ideias para os próximos conteúdos.

Os vídeos são excelentes formatos de conteúdo para alcançar a persona em diferentes fases do funil. Desde assuntos mais abrangentes até aqueles direcionados para produtos e serviços específicos.
Esperamos que você tenha aprendido todas as dicas mencionadas neste artigo para aumentar a visibilidade do seu canal e consequentemente, ganhar mais autoridade no mercado de atuação.

Agora que você já descobriu as táticas de seo para youtube, acesse o e-book 11 cases de marketing digital para você se inspirar!

 

Bruna Lopes

Fundadora, Diretora de Criação e CEO da Agência Vetta, estúdio de design e marketing digital situado em Belo Horizonte.

Deixe o seu comentário!

*

Veja também