Community

Brazil & Portugal  

Community

Balanço da participação Brasileira no Pan Am Games

CANADÁ EM FOCO: Integrando a comunidade brasileira no Canadá. Fotos e vídeo: Leila Monteiro Lins

“NOSSO FOCO PRINCIPAL É O ATLETA, RAZÃO DE SER DO ESPORTE: SOMOS UM TIME; O TIME BRASIL” – Comitê Olímpico Brasileiro.

Por Danielle Marinho

Em coletiva de imprensa organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, Marcus Freire, Bernard Rajzman e Augusto Heleno reforçam que os resultados são provenientes de um trabalho em equipe e apresentam os resultados do Time Brasil no Pan Americano em Toronto 2015.

De acordo com o Carlos Nuzman, Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, o Pan Americano é a segunda competição esportiva mais importante depois dos Jogos Olímpicos; “é também a competição mais importante do continente americano. Em Toronto, foram 41 países presentes, e nas Olimpíadas, serão 204 países e comitês esperados. As duas competições são diferentes e não podem ser comparadas.”

Até o momento, o Brasil se encontra em terceiro no quadro de medalhas, com um total de 137 medalhas, sendo 40 de ouro, 37 de prata e 60 medalhas de bronze. Para o Comitê Olímpico Brasileiro, a renovação dos atletas trouxe um aumento também de conquistas em diversas modalidades onde o Brasil não tinha tanta expressão. “A renovação da delegação brasileira fez com que o número de medalhas em diversas modalidades aumentasse também, com isso, aumentaram as modalidades que conquistaram medalhas pela primeira vez”, diz Nuzman, durante a coletiva.

“Os atletas que conquistam medalhas nos jogos olímpicos também passam por conquistas de medalhas também em jogos sul-americanos. Ninguém nasce campeão do mundo de futebol, medalhista olímpico, se não passar por todos estes eventos, jogos escolares, mundiais, entre outros;” completa Nuzman. Mais de 40% dos 590 atletas do Time Brasil conquistaram medalhas no Pan de Toronto.

Entre os atletas do Time Brasil, 50% está entre 15 e 25 anos. 75% dos atletas participaram dos Jogos Escolares da Juventude este ano. “Também queria fazer uma colocação que o maior número de países tem conquistado medalhas e isso mostra a evolução do esporte nas Américas;” diz Carlos Nuzman. Mais de 70% de atletas brasileiros estão participando dos Jogos Pan Americanos pela primeira vez. “Esse número extraordinário que mostra a renovação dos atletas do Brasil. Em especial, vale o reconhecimento e destaque ao Thiago Pereira, atleta que quebrou o recorde como maior medalhista da história dos com 23 medalhas na natação.”

No total, o investimento para o Pan de Toronto atingiu R$ 10 milhões, provenientes da Lei Agnelo/Piva. A destinação desta verba reúne despesas de logística e operação de toda a missão e viagens percursoras do Time Brasil. O foco do COB é continuar com um trabalho em conjunto com as confederações, que é o que tem dado bom resultado, e focar nos últimos passos para as Olimpíadas Rio 2016. No próximo ano, que antecede o Rio 2016, o foco será na ciência do esporte, prevenção e recuperação de lesões dos atletas, conselhos de treinadores e monitoramento dos resultados nos eventos esportivos programados no próximo semestre.

Segundo Marcus Freire, também membro do COB, “muita gente nos pergunta qual é a nossa maior dor de cabeça nessa reta final. Para nós, uma das principais dores de cabeça é cuidar da saúde dos atletas nesta reta final. Nosso passo agora é monitorar os Mundiais que estão acontecendo no 2º semestre de 2015. Até o momento, estamos muito satisfeitos do que tem acontecido aqui em Toronto;” finaliza.

 

 

 

Veja também